Aula texto

Sequência para menstruação

O ciclo menstrual é o termo científico para as alterações fisiológicas que ocorrem nas mulheres férteis que têm como finalidade a reprodução sexual e fecundação. O ciclo menstrual, regulado pelo sistema endócrino, é fundamental para a reprodução.

Etapa 2 -Supta Baddha Konasana

Supta Baddha Konasana (permanência de 5a 8 minutos)

Sente-se com os pés juntos e joelhos separados, vestindo o cinto por cima.
Deixe-o na base da coluna, passe-o por debaixo dos pés e feche-o com a tensão de uma corda de violão (1). Deite-se sobre o almofadão (2), tendo uma manta para a cabeça (3). O queixo com leveza na direção do peito. Respire lento, longo e profundo. Relaxe completamente a parte de trás da cabeça e os ombros.

 
 

Etapa 2 -Supta Swastikasana

Supta Swastikasana (permanência de 3 a 5 minutos de cada lado)

Cruze as pernas em swastikasana, deixando a perna direita sobre a esquerda, com os pés debaixo das coxas, como na foto. Deite-se sobre o almofadão, tendo uma manta para a cabeça. Eleve os dois braços para o teto, segure com a mão direta o cotovelo esquerdo, e com a mão esquerda o cotovelo direto, em seguida desça os braços sobre a cabeça e apoie-os no suporte. Após alguns minutos volte os braços, eleve o tronco e troque o cruze das pernas, deite-se seguindo o mesmo processo, e troque cruze dos braços.

menstruacao-etapa-2.jpeg

Etapa 3 - Upavistha Konasana

Upavistha Konasana simplificado (3 minutos)

Sente-se sobre um apoio (cobertor), estique as pernas lateralmente. Esse alongamento horizontal irá relaxar o ventre e por consequência o útero.
É muito importante que você mantenha os pés e as pernas firmes, com os joelhos apontados para o teto, sem permitir que eles girem para fora.
Empurre delicadamente as pontas dos dedos das mãos no apoio em que você se sentou, para criar uma elevação na coluna.

menstruacao-etapa-3N.jpeg
 

Etapa 4 - Uttana Upavistha Konasana

Uttana Upavistha Konasana (de 3 a 5 minutos)

A partir de upavistha konasana use suportes para reclinar seu tronco para frente.
Nessa postura é importante que você descanse completamente o abdômen no apoio, de forma que os órgãos internos possam igualmente relaxar. Observe a foto e coloque quanto apoio for necessário para seu corpo.
Mantenha as pernas e pés firmes, com os joelhos apontados para o teto, sem permitir que eles girem para fora. Os braços auxiliam o estiramento do tronco delicadamente para frente.

menstruacao-etapa-4.jpeg
 

Etapa 5 - Baddha Konasana simplificado

Baddha Konasana simplificado (permanência de 3 minutos)

Sente-se sobre um suporte, mantendo as plantas dos pés unidas, e separe os joelhos.
Verifique o eixo do corpo: parte de trás da cabeça e base da coluna em uma linha reta.
Perceba as virilhas relaxadas, e se isso for incomodo use um suporte (cobertor ou bloco) embaixo de cada joelho. O relaxamento das virilhas e coxas internas é essencial para o relaxamento dos órgãos internos, principalmente o útero.
Segure os dedões dos pés e estenda o troco verticalmente desde a base da coluna

menstruacao-etapa-5.jpeg
 

Etapa 6 - Setu Bandha

Setu Bandha Sarvangasana (permanência de 5 a 10 minutos)

Sente-se na ponta de um dos almofadões (1), deite-se sobre ele, comece a esticar-se para trás empurrando a parede com seus pés sobre um bloco (2) e gerando “atrito” nas costas, que está sobre o almofadão.
Esse “atrito” fará uma abertura na altura do peito, como você pode ver na foto.
Os pés ficam juntos sobre o bloco, firmes na parede e com pressão dos calcanhares para o chão. As coxas permanecem unidas com a ajuda de um cinto (3). Relaxe os ombros. Relaxe a garganta.
O queixo ficará levemente direcionado para o peito.
Respire longo, profundo e lentamente.

cefaleia-etapa-6a.jpeg
cefaleia-etapa-6b.jpeg
 

Etapa 7 - Savasana

Savasana (permanência de 5 minutos)

Deite-se com uma manta embaixo da cabeça (1), de forma que ela toque a ponta de seus ombros ancorando todo seu pescoço. Observe se seu corpo está alinhado ao deitar-se, com pernas e braços proporcionalmente afastados.
Relaxe completamente. Mantenha o foco na respiração. Savasana, ou a postura do cadáver, tem originalmente o objetivo de ser uma iniciação à meditação, portanto mantenha sua mente tranquila, porém com foco.
Quando a mente é treinada a focar-se ela não oscila como uma criança sem limites, ela repentinamente pode cansar-se, mas sabe que deve voltar para o foco. Aqui seu foco é a respiração. Uma respiração tranquila, equânime (sem rompantes ou suspiros) e consciente.
E se seus pensamentos te roubarem a atenção, apenas volte, quantas vezes for necessário, seu foco para respiração, sem julgamentos, com entrega.
Boa prática no amor dos mestres do Yoga!

cefaleia-etapa-5.jpeg